segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

BEI vai injectar mil milhões nas empresas a uma taxa de 3,9%

:: BEI vai injectar mil milhões nas empresas a uma taxa de 3,9% ::

Os 1.050 mil milhões de euros do BEI que o Governo conseguiu reorientar para o investimento produtivo aprovado no QREN, sobretudo projectos que estão parados por falta de financiamento, serão financiados a uma taxa de juro de 3,9%.

"Com esta linha, haverá uma partilha do risco 60%-40%", garantiu o secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, Almeida Henriques, adiantando que a taxa de juro do Banco Europeu de Investimento (BEI) estabelecida para o efeito é de 3,9%.

Os 60% corresponde à comparticipação do FEDER nos projectos aprovados no QREN, enquanto os restantes 40% deverão ser assegurados pelo BEI e pelo privados, através de capitais próprios e/ou com recurso à banca comercial, detalhou o governante, hoje, num encontro com jornalistas, no Porto.

Há cerca de dois mil milhões de euros de investimentos em Portugal que foram aprovados no QREN há mais de seis meses mas que nunca avançaram.

O Governo está agora a preparar uma operação de limpeza destes "monos" para alocar os incentivos a projectos que reúnam condições para avançar. Só no programa Compete existem 700 projectos, correspondentes a 500 milhões de euros de investimento, que nunca saíram do papel.

Fonte: Negócios

.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget