Carnegie Mellon University e FCT renovam programa por mais cinco anos
Depois da sua renovação por mais cinco anos, assinada o mês passado, o Programa Carnegie Mellon Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), irá receber os novos estudantes de grau dual de mestrado profissional e de doutoramento na próxima sexta-feira, no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (IST/UTL).
Os alunos vão partilhar experiências e conhecimentos, não só sobre o programa e o seu funcionamento, mas também sobre como é estudar nas Universidades portuguesas e na Carnegie Mellon através do testemunho de alunos e de antigos alunos.
O Programa Carnegie Mellon Portugal envolve as universidades de Aveiro, Católica Portuguesa, Coimbra, Nova de Lisboa, Lisboa, Madeira, Minho, Porto e Técnica de Lisboa, os laboratórios associados INESC ID, INESC TEC, ISR e o IT, mais de 80 empresas e a Carnegie Mellon University.
João Barros, director nacional do Programa Carnegie Mellon Portugal, acredita que “os estudantes são os elementos-chave que permitem manter uma colaboração efectiva entre os grupos de investigação em Portugal e nos EUA, e lançar novas pontes com a indústria”.
Por essa razão, realça, “é muito importante que tenham o espírito aberto e sejam expostos logo desde o primeiro momento ao espírito inovador e empreendedor que caracteriza todas as actividades do programa”.
A tarde de sexta-feira será dedicada à vertente empresarial e de empreendedorismo. Em destaque estarão temas como transferência de tecnologia, a rede de conhecimento consolidada entre as universidades e as empresas nacionais, e entre os investigadores, bem como o próprio processo de evolução desde a investigação até ao mercado.
Estes serão alguns dos aspectos abordados por Luís Caldas de Oliveira, membro do Conselho Executivo do IST e responsável pelas áreas de Transferência de Tecnologia, Empreendedorismo e Relações Corporativas neste Instituto.
Outro dos temas em foco será o crowdfunding e a criação de start-ups, uma apresentação que estará a cargo de Pedro Oliveira, professor na Católica – Lisbon School of Business and Economics, e fundador da Orange Bird, uma start-up criada no âmbito deste programa.
Fonte: CiênciaH
.:: Links ::.
:: Inquérito - Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação ::
:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::
:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::
Sem comentários:
Enviar um comentário