Apesar dos cortes previstos para a Função Pública, o Governo vai propor no Orçamento de Estado para 2013 a contratação de 400 investigadores através da Fundação para a Ciência e Tecnologia com contratos a termo.
Segundo a Agência Lusa, a despesa autorizada será de 8,9 milhões de euros com salários em 2013, uma proposta que consta do documento que será discutido amanhã numa ronda negocial com os sindicatos da Função Pública.
O objectivo é que a FCT possa contratar 400 investigadores para "funções de investigação científica e desenvolvimento tecnológico avançado" sem necessitar de parecer do ministro das Finanças.
A contratação de recursos na área de ciência e tecnologia insere-se nas prioridades para a consolidação do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), garantindo que são disponibilizadas à comunidade científica, de forma regular, os instrumentos que permitam atrair e manter em Portugal os melhores cientistas, promovendo a mobilidade de investigadores.
Em 2012 a FCT lançou um concurso para a contratação de 80 investigadores que decorreu até Maio deste ano e que contou com a candidatura de cerca de 1.200 investigadores.
Recorde-se que o Governo anunciou ontem a intenção de reduzir para metade os contratos a prazo na Administração Pública, o que corresponde a cerca de 44 mil postos de trabalho.
Fonte: SAPO
.:: Links ::.
:: Inquérito - Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação ::
:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::
:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::
Sem comentários:
Enviar um comentário