quarta-feira, 1 de junho de 2011

QREN: Programas tecnológicos para a Justiça aprovados pelo QREN

:: QREN: Sistemas de Incentivos às Empresas ::
.:: Programas tecnológicos para a Justiça aprovados pelo QREN ::.

Dois "projectos estratégicos" para a modernização tecnológica do sistema judicial, quanto à renovação de equipamentos e da plataforma tecnológica de base, foram aprovados para financiamento pelo QREN, anunciou esta segunda-feira o Ministério da Justiça.

São os projectos "Tribunal XXI", que ascende a um investimento aproximado de 19,8 milhões de euros, e "Aumento da Eficiência Operacional da Justiça", que foi aprovado com um valor elegível de 9,7 milhões de euros, a que corresponde um valor efectivo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 4,6 milhões de euros, adianta em comunicado o gabinete do ministro da Justiça, Alberto Martins.

O projecto "Tribunal XXI" abrange vários investimentos, nomeadamente a renovação do DataCenter do Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça (ITIJ), no valor de um milhão de euros, que possibilitará "a renovação e a modernização dos equipamentos, racionalizando os meios e permitindo ao mesmo tempo poupanças nos custos fixos do espaço e electricidade".

Outro projecto relaciona-se com a aquisição de 'scanners', no valor de dois milhões de euros e que servirão de base para a desmaterialização dos processos e inquéritos nos tribunais, servindo simultaneamente como base para tecnologia que permitirá baixar a despesa no envio e impressão de fax recebidos.

Está também prevista a aquisição de equipamento informático no valor de 10 milhões de euros para "renovar todo o parque informático dos tribunais, nomeadamente dos seus utilizadores, magistrados judiciais, Ministério Público e oficiais de justiça, criando condições de trabalho para a modernização e desmaterialização".

Está ainda previsto investimento no sistema de vídeoconferência, aparelhos de gravação e cabines de tradução simultânea, segundo também o Ministério da Justiça.

O segundo projecto, denominado "Aumento da Eficiência Operacional da Justiça", tem como objectivo "uma nova baseline de software para permitir o funcionamento correto das novas aplicações informáticas AGIC, CITIUS PLUS e SIMP, garantindo a melhoria da plataforma de software, essenciais para assegurar a fiabilidade e robustez do sistema operacional e daquela aplicações".

Os projectos "Tribunal XXI" e "Aumento da Eficiência Operacional da Justiça" foram aprovados no final da semana passada para financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que canaliza verbas da União Europeia.

Fonte: Jornal de Notícias

Link: :: Ministério da Justiça :: - Consulte Aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget