terça-feira, 28 de junho de 2011

Reestruturação da AICEP vai avançar sob a tutela do primeiro-ministro

:: Reestruturação da AICEP vai avançar sob a tutela do primeiro-ministro ::

Reestruturar os vários instrumentos e organismos do Estado que intervêm na promoção e atracção do investimento e internacionalização da economia é uma das medidas a promover, “sob orientação directa” de Pedro Passos Coelho.

Sem nunca referir directamente a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), mas sim a necessidade de reestruturar os serviços que são abrangidos pela agência, o programa de Governo hoje conhecido define que esta medida tem como objectivo “empreender uma maior coordenação entre a área económica e a dos Negócios Estrangeiros”.

Em causa está, entre outras medidas, acelerar a transformação das delegações comerciais da agência “em veículos efectivos de dinamização de negócios e de apoio às empresas”.

A reformulação de vários mecanismos de apoio à economia estende-se ao capital de risco público: em cima da mesa está a concentração numa única entidade dos vários veículos neste âmbito, nomeadamente a Caixa Capital, AICEPCapital e InovCapital.

A tentativa de atrair capital de risco inicial e de desenvolvimento de projectos empresariais irá também estender-se à concretização de um regime fiscal mais favorável para os business angels (compatível com o Fundo de Co-Investimento) e à criação de uma nova chancela para produtos e empresas de excelência (Portugal Excellence Enterprise) para promoção no estrangeiro.

No âmbito do apoio às empresas nacionais, o novo Governo pretende também, entre outras medidas, “incentivar as grandes companhias portuguesas com operações no estrangeiro a utilizarem nas suas operações e investimentos no estrangeiro, produtos e serviços de PME portuguesas”.

Outro novo instrumento será o “Passaporte para a Exportação”, que visa facilitar o acesso das empresas a especialistas em comércio internacional, nos sectores e mercados prioritários.

Fonte: Público

Consulte Aqui: PROGRAMA DO XIX GOVERNO CONSTITUCIONAL

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget