:: "Conhecimento dos mercados é a maior lacuna" ::
Falta de conhecimento dos mercados, dificuldade em avaliar o potencial económico de novos projetos e algumas orientações políticas erradas são alguns dos obstáculos à inovação em Portugal elencados por Manuel Teixeira, presidente da comissão executiva da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários, durante o debate ontem realizado no auditório do DN.
"A maior lacuna que temos nas empresas nacionais é o conhecimento dos mercados", apontou Manuel Teixeira. E para ultrapassar a situação, "é fundamental trazer quadros estrangeiros", defendeu o responsável. Isto porque, especificou, "temos ainda uma grande dificuldade em avaliar os projetos apresentados, não há técnicos que digam: 'isto tem pernas para andar'".
Reconhecendo que tanto inovação como empreendedorismo têm feito parte da agenda política e mediática, Manuel Teixeira não deixou de salientar "algumas orientações políticas erradas" nesta área. E exemplificou com o apoio dado a sectores como a construção civil em detrimento do desenvolvimento de sectores de bens transacionáveis. "Com esta via esgotada, agora só temos um caminho", afirmou, destacando a criação de polos tecnológicos como uma boa medida, pecando, na sua opinião, "por apostar em demasiados sectores, 8". No entanto, deixa o alerta: "É preciso tempo" para se começarem a colher os frutos desses investimentos.
Manuel Teixeira destacou ainda o papel da ANJE em dois níveis: através de campanhas de sensibilização - como o Portugal Fashion - e pelo apoio dado a novas empresas - a incubadora de Faro da associação acolhe 120 empresas.
Fonte: DN
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:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
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:: SIFIDE: Resumo Histórico ::
"A maior lacuna que temos nas empresas nacionais é o conhecimento dos mercados", apontou Manuel Teixeira. E para ultrapassar a situação, "é fundamental trazer quadros estrangeiros", defendeu o responsável. Isto porque, especificou, "temos ainda uma grande dificuldade em avaliar os projetos apresentados, não há técnicos que digam: 'isto tem pernas para andar'".
Reconhecendo que tanto inovação como empreendedorismo têm feito parte da agenda política e mediática, Manuel Teixeira não deixou de salientar "algumas orientações políticas erradas" nesta área. E exemplificou com o apoio dado a sectores como a construção civil em detrimento do desenvolvimento de sectores de bens transacionáveis. "Com esta via esgotada, agora só temos um caminho", afirmou, destacando a criação de polos tecnológicos como uma boa medida, pecando, na sua opinião, "por apostar em demasiados sectores, 8". No entanto, deixa o alerta: "É preciso tempo" para se começarem a colher os frutos desses investimentos.
Manuel Teixeira destacou ainda o papel da ANJE em dois níveis: através de campanhas de sensibilização - como o Portugal Fashion - e pelo apoio dado a novas empresas - a incubadora de Faro da associação acolhe 120 empresas.
Fonte: DN
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