quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A agenda do ministro da Economia

:: A agenda do ministro da Economia - Álvaro Santos Pereira ::

Conheça as principais prioridades do Ministério da Economia

Eliminar défice de exploração nos transportes
Até final de Setembro, deverá estar definida a reestruturação do sector dos transportes e Sérgio Silva Monteiro, secretário de Estado dos Transportes, afirma que o objectivo é "que o défice de exploração seja eliminado", propondo-se actuar também do lado da despesa (ver texto principal). Para o responsável, qualquer novo investimento no sector será analisado pela Assembleia da República com os estudos a serem remetidos ao Parlamento.

TGV e Novo aeroporto reavaliados
Se houve alturas em que a alta velocidade ou o novo aeroporto de Lisboa podem ter feito "sentido, num momento de altas dificuldades para o País", tanto um como o outro podem "ter consequências altamente gravosas para a economia nacional", comenta Álvaro Santos Pereira. O ministro diz que o executivo está "a reavaliar estes projectos" e que as conclusões serão apresentadas "o mais depressa possível".

PPP com auditor internacional
Dentro de um mês, o Executivo terá de ter concluído a avaliação de, pelo menos, 20 parcerias público-privadas (PPP). A meta consta no memorando assinado com a ‘troika'. Álvaro Santos Pereira, que acusa os anteriores Governos de usar as PPP como "uma estratégia dissimulada de esconder défices", diz que dentro de uma semana será anunciado o "auditor internacional que irá lidar com a questão das PPP".

Portugal deve exportar 50% do PIB
O Ministro da Economia defendeu ontem que Portugal deverá estar a exportar cerca de 50% do PIB no prazo de cinco anos, "chegando aos 70% ou 80% daqui a 20 anos". Álvaro Santos Pereira define ainda que "uma das grandes apostas [do seu] ministério é trabalhar para diminuir as importações". Sem especificar quais as políticas que pretende seguir para atingir um e outro objectivo, o ministro diz que "a política de infra-estruturas [deve ser] mais realística e voltada para as políticas de exportações".

Centro operacional da TAP fica em Lisboa
"Concordamos que o ‘hub' [centro operacional] da TAP tem de ficar em Lisboa e tudo faremos para que isso seja alcançado", avança o Ministro da Economia. A questão, colocada por vários deputados, surge depois de o presidente da International Airlines Group (IAG) - que integra a Iberia e a British Airways e tem um dos seus principais ‘hubs' em Madrid - ter reconhecido o interesse na TAP. Quanto às regras das restantes privatizações, Álvaro Santos Pereira adianta que "serão divulgadas em breve".

"Reformas ao sol" para impulsionar Turismo
O Governo vai lançar o programa "Reforma ao Sol" dirigido aos reformados europeus, anunciou ontem o ministro da Economia e Obras Públicas. "Teremos um programa de atracção de reformados abastados do Norte da Europa para vir apanhar sol". Conforme explicou, "a ideia é que tragam as suas poupanças", contribuindo para a recuperação da economia portuguesa.

Fonte: Económico

.:: Links ::.

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico

:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget