segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Investe QREN: Governo cria condições de utilização do empréstimo de 600 milhões concedidos pelo BEI

:: Investe QREN: Governo cria condições de utilização do empréstimo de 600 milhões concedidos pelo BEI ::


O Governo criou as condições para a utilização do empréstimo que foi concedido pelo Banco Europeu de Investimento no valor de 600 milhões de euros. Este valor corresponde à segunda tranche do empréstimo quadro e será utilizado no programa Invest QREN e linha de financiamento do Sistema Ciêntifico e Tecnológico Nacional.

Em despacho, publicado esta sexta-feira em Diário da República, o Governo descreve que esta segunda tranche é orientada para o apoio aos investimentos aprovados para cofinanciamento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) 2007 -2013.

Este montante, detalha o despacho, servirá para incentivar as empresas e o tecido empresarial, através das organizações empresariais e do sistema científico e tecnológico nacional, assegurando o financiamento da contrapartida nacional associada à realização de operações cofinanciadas pelo FEDER no âmbito do QREN.

Neste âmbito serão criadas duas linhas de financiamento: o Invest QREN, no valor de até 500 milhões de euros, a destinada às empresas beneficiárias dos sistemas de incentivos do QREN e às entidades beneficiárias do Sistema de Apoios a Ações Coletivas.

E outra linha de financiamento para o Sistema Científico e Tecnológico Nacional, no quantitativo de até 20 milhões de euros. Esta é destinada ao financiamento da contrapartida nacional associada à realização de projetos promovidos por entidades que integram o SCTN (Sistema Científico e Tecnológico Nacional ), que favoreçam a sua articulação com o tecido empresarial e tenham sido aprovados no QREN e cofinanciados pelo FEDER, segundo o mesmo diploma.

Podem ser beneficiários destas verbas, “as entidades promotoras de operações aprovadas no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas, entidades públicas com competências específicas em políticas públicas no domínio empresarial, associações que com aquelas entidades tenham estabelecido parcerias para a prossecução de políticas públicas, as associações empresariais e os centros tecnológicos, na linha de financiamento INVESTE QREN."

Também estão abrangidas as entidades que integram o SCTN, que favoreçam a sua articulação com o tecido empresarial e tenham operações aprovadas no QREN e cofinanciados pelo FEDER e integradas na promoção da cultura científica e tecnológica e difusão do conhecimento, no sistema de apoio a entidades do SCTN, a infraestruturas científicas e tecnológicas e a parques de ciência e tecnologia, na linha de financiamento ao SCTN.

O empréstimo total contraído junto do BEI ascende aos 1,5 mil milhões de euros.


Fonte: Jornal Negócios

.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget