segunda-feira, 24 de setembro de 2012

I&D: financiamento à sua medida

:: I&D: financiamento à sua medida ::


Numa altura em que a capacidade de financiamento das empresas está bastante limitada, apostar em projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e Inovação que exijam um investimento avultado com recurso a capitais próprios pode parecer um risco desnecessário. Sobretudo para empresas de pequena e média dimensão.

Mas não pense que, só por ser dispendioso, o investimento em I&D está fora do alcance das PME. À disposição das empresas portuguesas existem várias fontes de financiamento externo que ajudam a reduzir o impacto financeiro dos projetos inovadores, desde os benefícios fiscais, passando pelos sistemas de incentivos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), programas europeus e internacionais de apoio à I&D e até linhas de crédito bancário.

De acordo com o Barómetro sobre o Financiamento da Inovação em Portugal e na Europa, divulgado pela consultora de I&D Alma Consulting, 33% dos projetos de I&D desenvolvidos pelas empresas são financiados pelo Sistema de Benefícios Fiscais à I&D Empresarial (SIFIDE), apoio do qual 56% das empresas beneficiaram em 2011. Os incentivos à inovação a fundo perdido e empréstimos reembolsáveis (QREN) foram uma fonte de financiamento para 36% das empresas.

“Seja à escala nacional, através do QREN e do SIFIDE, ou europeia, em que existem programas como o 7º Programa Quadro, as empresas têm à sua disposição soluções que financiam direta ou indiretamente a fundo perdido os seus projetos desde que aos mesmos lhes seja reconhecido o mérito necessário”, explica Filipe de Almeida, responsável da consultora de I&D F.Iniciativas. O consultor garante que “para cada projeto de investigação existe um apoio disponível”.

No âmbito do QREN, as consultoras de I&D sublinham os Sistemas de Incentivos à Inovação (SI Inovação) e à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico das Empresas (SI I&DT) como as ferramentas mais utilizadas para ajudar as empresas no financiamento de projetos inovadores ou que impliquem o desenvolvimento de atividades de I&D.

Para promover a produção de novos bens, serviços e processos que valorizem a orientação para os mercados internacionais, o SI Inovação prevê um incentivo reembolsável, sem pagamento de juros ou outros encargos, que pode ser convertido em incentivo não reembolsável, em função da avaliação do desempenho (até ao máximo de 75% do valor concedido).

O SI I&DT apoia projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico promovidos por empresas ou por associações empresariais. Neste caso, o incentivo pode ser reembolsável ou não, consoante se trate de projetos individuais, em co-promoção, núcleos ou centros de I&DT, entre outros, e dependendo do montante total. As taxas de incentivo também variam de caso para caso. Em ambos os sistemas de incentivos do QREN, a lista de despesas elegíveis é longa e abrangente. Para informações sobre os concursos a decorrer até 2013 pode consultar a página dos Sistemas de Incentivos às Empresas QREN.

No setor bancário, existem algumas linhas de crédito especializadas para financiar especificamente projetos de I&D e outras que antecipam os incentivos já aprovados e financiam os projetos apresentados no âmbito do QREN. O único problema aqui, diz Filipe Almeida, é a “incerteza” inerente aos projetos de I&D empresarial. “Não sabemos à partida se o resultado vai ser o que pretendemos, os avanços e retrocessos no decorrer do processo criativo são constantes”, refere o consultor.


Fonte: Publicado em Crescer, Este mês, Featured, I&D Por SaldoPositivo - 07 de Setembro de 2012

.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget