segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Estão lançadas as bases para o próximo QREN

:: Estão lançadas as bases para o próximo QREN ::

Uma comitiva constituída por 25 pessoas, entre autarcas e representantes de associações e misericórdias da região, visitou a Comissão Europeia, em Bruxelas, e trouxe “boas notícias”.

Armando Miranda Cardoso, membro da Direcção-Geral de Política Regional da Comissão Europeia, anunciou que estão já a ser lançadas as bases para o QREN (Quadro Comunitário de Apoio) 2014/2020. E, de acordo com o responsável, a proposta que está, neste momento, em cima da mesa “é bastante generosa”. Segundo adiantou, o orçamento proposto por aquele organismo é semelhante ao do actual QREN.

Miranda Cardoso referiu ainda que, nos próximos anos, a União Europeia vai apostar em três eixos fundamentais: crescimento inteligente (inovação e competitividade), crescimento sustentável e crescimento inclusivo. “A Europa para poder sobreviver tem de apostar nestes três eixos”, referiu o responsável à comitiva, que foi Bruxelas a convite da Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE) que, enquanto entidade acolhedora do Centro Europe Direct, tem vindo a organizar visitas deste género. Miranda Cardoso realçou ainda que “este ambiente de globalização” - marcado pela “concorrência desenfreada” - é um “desafio”para a Europa.

A comitiva foi também recebida por John McDonald, coordenador do grupo de acção da Comissão Europeia para o Ano Europeu do Voluntariado, que se assinala este ano. De acordo com o responsável, o orçamento para o Ano Europeu do Voluntariado é de 11 milhões de euros. No seu entender, “não é muito”. Segundo referiu, as instituições que se dedicam ao trabalho voluntário estão a passar por um período difícil, porque dependem muito do financiamento público. De acordo com o coordenador, um dos objectivos do Ano Europeu do Voluntariado é precisamente ajudar essas instituições a ultrapassar os desafios e as dificuldades do momento. E como é que isso vai ser possível, perguntou, ao mesmo tempo que respondeu: “Juntando as instituições e partilhando experiências”.

De acordo com o responsável, a falta de voluntários devidamente qualificados é outra dos dificuldades a ultrapassar. “O voluntariado está a mudar”, afirmou, acrescentando que “as instituições precisam de voluntários mais qualificados”. De acordo com o coordenador, melhorar as qualificações e competências dos voluntários é outro dos objectivos propostos para o Ano Europeu do Voluntariado. Para além disso, há outros aspectos que estão a ser revistos, nomeadamente no que diz respeito aos direitos dos 100 milhões de voluntários que estão espalhados por toda a Europa.

Fonte: Notícias de Fátima


.:: Links ::.

:: QREN: Concursos 2º Semestre ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget