segunda-feira, 23 de abril de 2012

IPO investe 178 mil euros em projectos de investigação

:: IPO investe 178 mil euros em projectos de investigação ::

Investimento em 2012 será dividido por oito estudos já aprovados

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto anunciou hoje que vai investir 175 mil euros em oito projectos de investigação, seleccionados entre os 25 trabalhos de diferentes áreas que se candidataram a um concurso interno. “Vários projectos seleccionados têm colaborações de investigadores de outros centros no exterior, nomeadamente dos EUA, Espanha e Noruega”, disse o director do Centro de Investigação do IPO-Porto. Manuel Teixeira referiu ainda que a verba já está disponível, o que permite que os trabalhos se iniciem a partir de agora.

O responsável do IPO/Porto explicou que o financiamento destes projectos de investigação resulta da participação de doentes do IPO em ensaios clínicos internacionais e de donativos de mecenas. Destacou mesmo três dos trabalhos a desenvolver: um ensaio clínico, o primeiro a ser desenvolvido pelos próprios investigadores da casa, que visa avaliar o melhor tratamento no cancro do recto; na área da genética, um trabalho sobre a identificação de mutações que aumentam o risco para cancro da próstata hereditário e, na área da epigenética, também sobre cancro da próstata, mas para estudar as alterações que as próprias células malignas adquirem ao desenvolverem o tumor.

A concurso estiveram 25 projectos de diferentes áreas, um número que representa “um aumento de mais de cem por cento em relação ao último concurso em 2008”. Actualmente, o IPO-Porto tem em curso 23 projectos de investigação, que envolvem um total de 97 profissionais. Os 175 mil euros de investimento total para este ano são divididos pelos oito projectos aprovados: cerca de 38 mil euros para investigação clínica/epidemiológica, 48 mil euros para a genética, cerca de 49 mil para a epigenética, cerca de 19 mil para a oncologia molecular, dez mil e 500 euros para a patologia e terapêutica experimental e, por último, 10 mil e 500 euros disponíveis para a investigação em física médica e protecção radiológica.

De acordo com Manuel Teixeira, “a aposta na investigação é uma das preocupações do IPO-Porto e ocupa um lugar preponderante no combate ao cancro”. Nos últimos cinco anos, o Instituto atribuiu 13 bolsas de investigação, num investimento total de cerca de 445 mil euros.

 Fonte: CiênciaH

.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

 :: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget