terça-feira, 24 de abril de 2012

Microsoft financia o novo Programa de Emprego Jovem do Citeve

:: Microsoft financia o novo Programa de Emprego Jovem do Citeve ::

A Microsoft Corporation vai financiar com 140 mil dólares (107 mil euros aproximadamente) a "Academia Inovação", o novo programa do Citeve de incentivo ao emprego jovem na indústria têxtil e do vestuário na zona do Vale do Ave.

O programa arranca a 21 de Maio e destina-se a jovens dos 18 aos 24 anos, tendo em vista "atrair, criar e reter jovens talentos" para o sector, transformando ideias inovadoras em negócio. Pretende elevar os índices de empregabilidade e autoemprego, estimulando a criatividade, inovação e empreendedorismo nos jovens. O Citeve foi uma das 17 organizações não governamentais apoiadas em toda a Europa com mais de 1,5 milhões de dólares (1,1 milhões de euros), sendo a única instituição em Portugal a receber este incentivo - pecuniário e em sotfware - para arrancar com um novo programa especificamente destinado ao incentivo do emprego jovem, uma das grandes áreas de aposta da Comissão Europeia e do governo português. 

“Academia Inovação” tem por objetivo envolver cerca de 200 jovens por ano, que serão orientados para apresentar um produto, serviço, ideia ou negócio inovador, que será avaliado por um júri encarregue de selecionar jovens talentos.

O programa terá 3 ciclos por ano, cada um com a duração de 3 meses. Cada ciclo envolverá cerca de 70 jovens e será constituído por duas fases. A primeira tem a duração de um mês e enquadra os jovens no processo criativo de uma inovação, através de um processo formativo assente em quatro pilares: "Brainwash", "Idea Mining", "Hands On" e "Spread the Word".

A segunda fase, de apoio personalizado, decorre durante dois meses e designa-se "Alfaiate de Talentos", com o intuito de apoiar as ideias de elevado potencial numa solução à medida das suas motivações e competências.

Explica o Citeve, em comunicado, que esta fase pressupõe o acompanhamento personalizado do jovem talento e da sua solução inovadora numa lógica de autoemprego (apoio na procura de financiamento, na elaboração de plano negócio e na busca de parceiros, clientes ou investidores), de empregabilidade (apoio na inserção em empresas através de estágios e da interação entre jovens e os empresários), de incorporação em centro incubador (apoio na inserção num centro incubador de base tecnológica têxtil tendo em vista o lançamento de novos produtos e negócios) ou de valorização pessoal através inserção numa bolsa de talentos (apoio no saber "vender" a imagem pessoal e profissional, através do desenvolvimento de técnicas e ferramentas de marketing pessoal).

"Estamos à espera de encontrar e orientar grandes ideias e oportunidades de negócio com grande potencial. Mas com certeza que vamos também trabalhar de uma forma muito próxima das empresas do sector de modo a que elas integrem muitos desses jovens talentos, de modo a que beneficiem de sangue novo", salienta o diretor do Departamento de Formação e Qualificação do Citeve, Augusto Lima.

:: Link: Programa “Academia Inovação” - CITEVE ::

Fonte: Dinheiro Vivo

.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget