terça-feira, 27 de março de 2012

42% dos gestores portugueses considera prioritário procurar oportunidades nos mercados emergentes

:: 42% dos gestores portugueses considera prioritário procurar oportunidades nos mercados emergentes ::

Cerca de 42% dos gestores empresariais portugueses consideram prioritário a procura de oportunidades nos mercados emergentes para contrariar a crise mundial.

De acordo com o inquérito “Succeeding in a Changing World” da KPMG aos líderes empresariais, cerca de 42% dos gestores portugueses procura crescimento nos mercados emergentes.

O inquérito foi realizado junto de quase três mil executivos seniores de 31 países, incluindo Portugal, e concluiu que os gestores nacionais são os mais focados no crescimento em mercados emergentes relativamente aos seus congéneres internacionais.

O estudo realizado pela KPMG revela que cerca de 42% dos líderes empresariais portugueses considera prioritário a procura de oportunidades nos mercados emergentes para poder contrariar a crise mundial. A nível mundial este valor desce para 21%, e em Espanha fixa-se em 22%.

Em Portugal, no top 3 das prioridades seguem-se a reestruturação das operações para conseguir eficiências de custos, e a manutenção dos melhores colaboradores dentro da organização, ambas defendidas como prioritárias por 31% dos gestores.

A nível mundial, a principal prioridade apontada por 43% dos gestores empresariais é a reestruturação das operações para conseguir eficiências de custos.

A segunda prioridade, segundo 32% dos gestores, é melhorar o activo da empresa e a gestão do capital, e a terceira prioridade é explorar oportunidades de crescimento através de transacções bem sucedidas, de acordo com 30% dos gestores.

“A grande maioria dos empresários portugueses que responderam foram muito claros ao focar-se no crescimento nos mercados emergentes. Considerando as difíceis condições económicas e financeiras em que as empresas têm de operar em Portugal, a procura de novos mercados e de parceiros em mercados emergentes têm vindo a ser bem definidos como objectivos estratégicos”, disse Vitor Ribeirinho, responsável de Auditoria da KPMG Portugal e Angola, no comunicado da empresa.

Fonte: Negócios

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