quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

AIP: Carta Magna da Competitividade - Relatório da Competitividade de 2011

:: Carta Magna da Competitividade - Relatório da Competitividade de 2011 ::

O Relatório da Competitividade de 2011 actualiza pela oitava vez a “Carteira de Indicadores”, que integrou a Carta Magna da Competitividade, apresentada publicamente pela Associação Industrial Portuguesa em Julho de 2003.

O objectivo é monitorizar a evolução dos indicadores e a sua comparação com os relativos a 15 economias europeias, pelo que se tem mantido a mesma metodologia baseada numa análise tipo “input ‐ output”.  Os indicadores de “input” respeitam a factores de competitividade, que de uma forma mais ou menos directa podem gerar, num dado horizonte temporal, contributos significativos para a evolução da competitividade, ou seja, factores que de algum modo possam constituir‐se com “policy drivers” no domínio da evolução da competitividade. Os indicadores de output referem‐se a “resultados” no domínio da criação de riqueza e emprego.

As economias objecto de comparação são as mesmas desde o início deste exercício: Alemanha, Dinamarca, Espanha, Grécia, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal e Reino Unido e novos Estados‐membro da UE: Eslováquia, Eslovénia, Hungria, Polónia e República Checa. No seu conjunto tem‐se 16 das 27 economias da UE e 10 das 17 que constituem actualmente a Área Euro. Quando possível são referenciados dados para os EUA e Coreia.

A composição da “Carteira de Indicadores” tem‐se mantido relativamente estável. No entanto, ao longo destes 8 anos incluíram‐se alguns novos indicadores, seja por substituição de algum indicador que não seja possível actualizar, ou pelo interesse que o próprio indicador reveste. Para estes novos indicadores foi também considerada a série dos valores do indicador nos anos abrangidos pela “carteira”.

A análise que se segue baseia‐se, essencialmente, na informação que serviu de base à elaboração dos indicadores. Refere‐se de forma sintética a evolução verificada em Portugal, enquadrada com a registada nas outras economias consideradas para efeitos de comparação.

O Relatório da Competitividade de 2011 inclui pela primeira vez um “benchmarking” dos indicadores. Compara‐se o valor de cada indicador com a média da UE e o seu posicionamento relativo no conjunto das 16 economias, nos anos/períodos considerados na “Carteira de Indicadores” desde o seu início em 2003.

:: Consulte Aqui: Carta Magna da Competitividade - Relatório da Competitividade de 2011 ::

Fonte: AIP

.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget