quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Douro lança rede para promover empreendorismo

:: Douro lança rede para promover empreendorismo ::

É um programa com contornos inéditos no país e promete dinamizar uma nova atitude de empreendedorismo no Douro. Pela primeira vez, 26 entidades durienses uniram-se em rede e a uma só voz para provocar e apoiar a criação de iniciativas empreendedoras e inovadoras nesta região.

A partir de agora, vai ser mais fácil empreender no Douro. De forma inédita, 26 entidades uniram-se em rede para promover o empreendedorismo numa das regiões que apresenta menores índices de desenvolvimento da Europa, apesar das singularidades e potencialidades que encerra. A sessão de apresentação da Rede EmpreenDouro, que desenvolveu já dois projectos em conjunto – Douro Empreende e Empreendedorismo Local -, realizou-se ontem, dia 6 de Fevereiro, na Biblioteca da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e contou com a presença dos promotores directos das duas iniciativas, designadamente, UTAD, Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro), Instituto Politécnico de Bragança (IPB), bem como as associações empresariais de Vila Real (NERVIR) e Bragança (NERBA). A sessão contou ainda com a presença de Ricardo Magalhães, chefe de projecto da Estrutura de Missão da Região Demarcada do Douro, entidade que congregou vontades e dinamiza a Rede EmpreenDouro.

As potencialidades e oportunidades desta região classificada pela UNESCO como Património da Humanidade são incontestáveis. Com o objectivo de valorizar o Douro como uma boa região para investir e empreender, desde há dois anos, um conjunto alargado de entidades públicas e privadas uniram-se para preparar em conjunto a estratégia de trabalho em rede e realizar acções de formação colectiva que permitiu a todos conhecerem o que implica o lançamento de um negócio e qual o papel de cada um na rede, cruzando assim os interesses.

Liderada pela CDDRN, a rede EmpreenDouro acaba de ver aprovados pelo QREN dois projectos que corporizam a estratégia delineada em conjunto: o projecto “Douro Empreendedor”, no valor de 483 mil euros, e o projecto de Empreendedorismo Local, no valor de 368 mil euros.

É uma união com contornos inéditos na região do Douro e no país: nunca tantas entidades portuguesas, públicas e privadas, locais, regionais e nacionais, se uniram em torno da ambição de promover uma cultura de inovação e de empreendedorismo num território, transformando as dificuldades em oportunidades de investimento e de criação de emprego. O objectivo é criar sinergias que conduzam a uma colaboração mais próxima e activa entre os atores que prestam serviços na área do empreendedorismo e os próprios empreendedores, optimizando recursos e tornando os serviços mais acessíveis e adaptados às necessidades do investidor.

“É a região a uma só voz”, sublinhou Artur Cascarejo, presidente da CIM Douro. “Acreditamos que esta rede de apoio ao empreendedorismo do Douro, que envolve e articula a acção de um conjunto alargado de entidades, vai contribuir decisivamente para a iniciativa empresarial e para a criação de um tecido mais dinâmico de empresas, orientado para a valorização dos recursos endógenos da região”, acrescentou Ricardo Magalhães.

Para Sobrinho Teixeira, presidente do IPB, e Jorge Azevedo, vice-reitor da UTAD, o EmpreenDouro é um projecto “estruturante” para a funcionalidade do Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro, cuja obra acaba de ser lançada.

Apoio decisivo na criação do negócio

A Rede EmpreenDouro pretende ainda assegurar de forma sistemática a divulgação de iniciativas de empreendedorismo, bem como promover a transferência de conhecimento das instituições de ensino superior e centros de Investigação e Desenvolvimento, que possa também conduzir à criação de empresas e à captação de projectos de investimento em actividades de valor acrescentado. Ou seja, a partir de agora, quem desejar empreender no Douro, passa a contar com um apoio institucional decisivo.

Em termos práticos, através da rede EmpreenDouro, qualquer empreendedor que tenha uma ideia de negócio, deve recorrer a uma das entidades parceiras de “front office” – câmaras municipais, associações de desenvolvimento, comerciais ou empresariais, e, a curto prazo, os centros de emprego (ver mapa das instituições parceiras) – que garantem o encaminhamento do processo dentro da rede. É também possível recorrer aos serviços da UTAD e do IPB, que asseguram a articulação com toda a rede, bem como o apoio na maturação da ideia, na elaboração do plano de negócios e na análise de risco.

Este apoio passa também pela formação na área do empreendedorismo e gestão empresarial, pela constituição formal da empresa, pelo “coaching” (treino) ao empresário nos primeiros anos de actividade, pelo apoio na cooperação empresarial e internacionalização, bem como pela formação e implementação de sistemas de apoio à gestão. 

Outra iniciativa da Rede EmpreenDouro, liderada pelas associações comerciais NERVIR e NERBA, visa a criação do “Cartão Douro”, um produto inovador que favorecerá o ganho de competitividade do território, fidelizando utilizadores e visitantes e aumentando a visibilidade da região duriense e das suas alternativas de qualidade.

Inovação, empreendedorismo e conhecimento

A Rede EmpreenDouro prevê ainda a dinamização de um conjunto de eventos dedicados à transferência de conhecimento numa perspectiva de cooperação internacional para apoiar e promover o empreendedorismo, divulgar as boas práticas e distinguir projectos inovadores na região. Assegurar estratégias de apoio aos empreendedores envolvendo acções de formação num ambiente de proximidade institucional é outra das apostas desta iniciativa.

Fonte: Viseumais

.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget