quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PME dispõem de 1,5 mil milhões de euros em nova linha de crédito

:: PME dispõem de 1,5 mil milhões de euros em nova linha de crédito ::

Bancos já aprovaram 750 operações no âmbito da PME Crescimento, que ascendem a 70 milhões.

As empresas têm 1,5 mil milhões de euros disponíveis através de uma nova linha de crédito - a PME Crescimento. Perante a desadequação da anterior linha de crédito às condições de mercado, desde 16 de Fevereiro, passou a estar disponível uma nova linha com ‘spreads' que variam entre 4,813% e 5,375%.

Os ‘spreads' mais elevados, face à linha anterior (a PME Investe IV Aditamento), são o segredo do sucesso da nova linha que, em cerca de duas semanas, já registou 750 operações de crédito, num valor próximo de 70 milhões de euros. Além disso, a nova linha apresenta uma bonificação da garantia mútua, que pode ir até 75% no caso das micro-empresas. A revisão das condições foi quase obrigatória, tendo em conta que a última linha de crédito, a PME Investe VI Aditamento, estava longe de esgotar, mas quase nenhuma empresa conseguia financiamento, porque os bancos consideravam as condições pouco atractivas. A falta generalizada de crédito aliado a este factor fez com que, no ano passado, as linhas PME Investe tenham cedido um quinto do crédito face a 2010.

1 - QUAIS AS CONDIÇÕES DA NOVA LINHA DE CRÉDITO?
O valor máximo de financiamento para as empresas PME Líder é de 1,5 milhões de euros. Mas para as micro-empresas o montante máximo por operação é de 25 mil euros, para as pequenas empresas é de 50 mil euros, para as restantes PME é de um milhão de euros.

2 - SÓ AS EMPRESAS EXPORTADORAS PODEM ACEDER À NOVA LINHA?
Não. Existe uma dotação específica de 500 milhões de euros para empresas exportadoras. Existe ainda um montante de 250 milhões consignados a micro e pequenas empresas. O resto da linha pode ser usado por qualquer PME.

3 - O APOIO É AUTOMÁTICO?
Não. As empresas têm de se dirigir a um balcão de qualquer um dos bancos protocolados para apresentar a sua candidatura à linha de crédito. Caberá ao banco avaliar o risco da operação e a viabilidade económica das empresas e decidir se empresta ou não o montante pedido.

4 - QUAIS OS ‘SPREADS' COBRADOS?
O ‘spread' cobrado a cada empresa vai depender da sua dimensão, mas também do seu grau de risco. Assim, sobre a taxa Euribor a três meses é cobrado um ‘spread' adicional de 4,813% para as PME Líder. Já para as micro e pequenas empresas é aplicado um ‘spread' de 5%. Existem depois três escalões de risco (A, B e C) aos quais são aplicados ‘spreads' diferentes entre os 5% e os 5,375%.

5 - HÁ BONIFICAÇÃO AO NÍVEL DA GARANTIA MÚTUA?
Sim. As micro e pequenas empresas têm a garantia mútua assegurada a 75% e as restantes empresas a 50%.

6 - HÁ CRITÉRIOS QUE EXCLUEM AS EMPRESAS?
Sim. À semelhança das linhas anteriores é necessário uma ausência de incidentes não justificados ou de incumprimentos junto da banca. No que diz respeito ao Fisco e à Segurança Social, tal como na linha PME Investe VI Aditamento, as empresas poderão contratar, junto do banco proponente da operação, financiamentos intercalares, destinados única e exclusivamente à regularização destas dívidas, admitindo-se que, até 30% do crédito a conceder no âmbito da presente Linha, seja utilizado para amortização integral desses financiamentos intercalares.

7 - HÁ BONIFICAÇÃO AO NÍVEL DA GARANTIA MÚTUA?
São idênticos aos praticados na linha anterior, ou seja, um prazo de amortização até quatro anos, com um período de carência até seis meses para as micro e pequenas empresas e até seis anos, com um período de carência até 12 meses para as restantes empresas.

8 - QUAIS AS REGRAS AO NÍVEL DE CUMULATIVIDADE?
As micro-empresas só podem concorrer a um total de 125 mil euros no conjunto de todas as linhas PME Investe. Para as restantes PME os apoios são concedidos ao abrigo do regime comunitário de auxílios de ‘minimis'.

9 - QUANTO TEMPO DEMORA A RECEBER O DINHEIRO?
Caso não haja complicações, o processo pode levar entre três e seis semanas.

Fonte: Económico

.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget