terça-feira, 5 de junho de 2012

COTEC: Universidade do Porto é a que mais promove Inovação

:: COTEC: Universidade do Porto é a que mais promove Inovação ::

A COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação acaba de distinguir a Universidade do Porto com o "Prémio Valorização do Conhecimento e Fomento do Empreendedorismo 2012`" na categoria 'Estratégias de Comercialização de Tecnologias', reconhecendo desta forma o trabalho desenvolvido pela instituição ao nível da valorização económica das suas atividades de investigação e fomento/apoio ao empreendedorismo.

Este importante galardão, atribuído no âmbito do concurso promovido pela COTEC em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Luso-Americana, destaca a U.Porto como a universidade portuguesa com melhores resultados na comercialização do conhecimento gerado nas suas unidades de investigação e na promoção de uma cultura de empreendedorismo na comunidade. A decisão do júri - constituído por representantes de todas as universidades que integram o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) - teve por base a performance da Universidade no período 2005-2010 em áreas como o Empreendedorismo de Base Tecnológica (criação de empresas, investimento, dimensão e qualidade das empresas, etc.); Transferência de Tecnologia Não-Proprietária e a Propriedade Industrial.

Numa análise aos resultados apresentados pela U.Porto, destacam-se as 61 start-ups (empresas relacionadas com elementos da Universidade ou com a própria Universidade, incluindo aquelas que comercializam produtos ou serviços resultantes de investigação realizada na instituição - spin-offs) criadas no seio da instituição no período analisado (2005-2010). Com um volume de vendas na ordem dos 18.9 milhões de euros em 2011 (3.6 milhões apenas para exportação), estas iniciativas empreendedoras proporcionaram 319 novos empregos (no período analisado). Entre 2006 e 2011, a U.Porto viu ainda serem-lhe concedidas mais de 30 patentes para o desenvolvimento de produtos inovadores.

O prémio da COTEC surge também como o reconhecimento do esforço empreendido pela U.Porto ao nível da transferência de conhecimento produzido no seio da Universidade, traduzindo-o em projetos de base tecnológica de elevado potencial económico. Desde a criação do UPTEC, em 2007, a U.Porto já fomentou a criação de 112 empresas em áreas tão distintas como as nanociências, energia, saúde, ciências alimentares, biotecnologia, indústrias do mar, media digitais, arquitetura, marketing interativo, produção de conteúdos. No seu conjunto, estas iniciativas empreendedoras geraram um total de 760 postos de trabalho.

Refira-se que esta é a segunda vez que a inovação "made in U.Porto" é distinguida pela COTEC. Em 2007, a Universidade recebeu o Prémio Fomento de Empreendedorismo pelo seu projeto de implementação de um espírito empreendedor entre os seus 30 mil estudantes, docentes e investigadores. Uma aposta que se vem consubstanciando através da introdução de um leque alargado de estruturas e iniciativas de promoção e apoio ao empreendedorismo no seio da instituição.

Fonte: Universidade do Porto
.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget