sexta-feira, 8 de junho de 2012

Impulso Jovem: As principais medidas de apoio ao emprego jovem

:: Impulso Jovem: As principais medidas de apoio ao emprego jovem ::

O Programa "Impulso Jovem" envolve 344 milhões de euros em fundos europeus com o objectivo de chegar a cerca de 90 mil pessoas. O programa reforça algumas das medidas já existentes e cria novos incentivos, que deverão entrar em vigor dentro de um mês. Veja quais são.

Estágios profissionais


O Governo define uma série de programas de estágios profissionais destinados a desempregados inscritos há mais de quatro meses e a segmentos específicos, como as empresas exportadoras, as entidades da economia social ou a Administração Pública, entre outros. Estão previstos “prémios de integração” para as empresas que contratem os estagiários. As condições variam segundo o programa e podem ser consultadas aqui.

Apoios à contratação a prazo


A quem se destina? A empresas que contratarem a termo os desempregados inscritos há mais de doze meses que tenham entre 18 e 30 anos

Em que consiste? As empresas terão direito ao reembolso de parte das contribuições para a Segurança Social. O apoio, que está condicionado à criação líquida de emprego, terá uma duração máxima de 18 meses e corresponde a 90% do montante para a contribuição, com o valor máximo de 175 euros por mês. O reembolso será feito no prazo de um mês, garantiu o secretário de Estado da Segurança Social, Marco António Costa.

Que impacto tem? A medida, que tem um orçamento de 42,6 milhões de euros é financiada pelo Fundo Social Europeu com o objectivo de apoiar 19.795 pessoas.

“Passaporte para o Empreendedorismo” 

A quem se destina? A jovens recém-licenciados ou a desempregados com qualificações superiores.

Em que consiste? Numa série de medidas destinadas a facilitar o empreendedorismo: disponibilização de um “kit” do empregador (com toda a informação útil sobre planos de negócios, registo de empresa, financiamento, incentivos, ect), formação na área para projectos complexos, apoio técnico e, parceria com universidades, apoio à criação de empresas por parte de recém-licenciados e acesso a microcrédito.

Que impacto tem? A medida, que tem um orçamento de 16,6 milhões de euros é financiada pelo FEDER com o objectivo de apoiar 5.700 pessoas.

“Portugal Empreendedor” 

A quem se destina? A jovens em geral, em particular recém-licenciados à procura de primeiro emprego ou jovens desempregados há mais de quatro meses.

Em que consiste? Apoios ao nível da triagem e da análise de ideias de negócio, do plano de negócios, da obtenção de financiamento ou a nível da formação. Será criada uma “rede de percepção de negócios” em parceria com a CIP, a AEP, a CAP e a ANJE.

Que impacto tem? A medida, que tem um orçamento de 2,7 milhões de euros é financiada pelo FEDER com o objectivo de apoiar 1.064 pessoas.

“Coopjovem” 

A quem se destina? Jovens com idades entre os 18 e os 30 anos e o 9º ano de escolaridade.

Em que consiste? Apoios financeiros à constituição de cooperativas com base em 5 a 9 cooperadores.

Que impacto tem? A medida, que tem um orçamento de 5 milhões de euros, é financiada pelo FEDER com o objectivo de apoiar 945 jovens.

Programa de Microcrédito

A quem se destina? A prioridade é dada a beneficiários ou contratados que tenham entre 16 e 34 anos e estejam inscritos em centro de emprego há pelo menos quatro meses.

Em que consiste? Linhas de financiamento, apoio técnico na criação do negócios, acompanhamento através de formação

Que impacto tem? A medida, que tem um orçamento de 7,9 milhões de euros, é financiada pelo FEDER com o objectivo de apoiar 275 jovens.

Apoios ao investimento das empresas

Neste âmbito estão previstas várias medidas, ue passam pela simplificação dos apoios previstos no QREN, pelo programa Revitalizar, pelo reforço de apoios financeiros para a capitalização das empresas, pela criação de um programa de incentivos de apoio local a microempresas , por programas de apoio ao empreendedorismo jovem ou à internacionalização.

Consulte aqui: :: Plano Estratégico de Iniciativas à Empregabilidade Jovem e de Apoio às PME - IMPULSO JOVEM ::

Fonte: Jornal de Negócios
.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget