segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ílhavo vai ter um novo centro de investigação marinha

:: Ílhavo vai ter um novo centro de investigação marinha ::

Vai nascer entre o Porto de Pesca Costeira/Lota e o Jardim Oudinot, em Ílhavo, um novo centro de investigação e transferência de tecnologia dedicado às questões do mar. Chama-se «ECOMARE» e conta com o apoio da Universidade de Aveiro (UA) e da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem.

O futuro centro é apresentado hoje, Dia Mundial dos Oceanos, numa sessão onde será assinado o protocolo entre a UA, a Câmara Municipal de Ílhavo e a Administração do Porto de Aveiro, avança a UA. O «ECOMARE» vai ser constituído pelo Centro de Extensão e de Pesquisa Ambiental e Marinha (CEPAM) e a Unidade de Pesquisa e Recuperação de Animais Marinhos (UPRAM). O objectivo é desenvolver prestação de serviços de investigação e desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia a empresas e organizações governamentais e internacionais, no âmbito do mar, com vista ao aproveitamento sustentável dos recursos marinhos.

O novo centro terá uma biblioteca de organismos vivos (Biblioteca de Invertebrados Marinhos e Simbiontes Microbianos), com tanques que recriarão as condições de vida naturais e que permitirão um estudo continuado dos organismos vivos. A unidade CEPAM dedicar-se-á ainda a estudos e conservação da biodiversidade, tirando partido da relação umbilical da Ria de Aveiro com o meio marinho.

As funções a desenvolver pela outra unidade, a UPRAM, inclui a gestão do Banco de Tecidos de Animais Marinhos que vai permitir o estudo de contaminações, doenças, e parasitoses da fauna marinha, como alerta de potenciais contaminações e com ênfase particular nas que podem ter impacto na saúde humana. O ECOMARE constitui um projeto âncora do programa de ação do Cluster do Conhecimento e Economia do Mar e consubstancia a primeira linha prioritária do cluster, que visa Desenvolver a I&DT+I e a economia do Mar.

Em Julho de 2009, o «ECOMARE» foi apresentado a concurso no âmbito do Sistema de Apoio a Infraestruturas Científicas e Tecnológicas do Programa Operacional Regional do Centro (SAICT) e foi aprovado, totalizando o valor de 4.8 milhões de euros.

O concurso para construção da infraestrutura, financiada pelo SAICT, deverá ser lançado ainda este ano.

Fonte: CiênciaH
.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget