quarta-feira, 6 de junho de 2012

Fundo Jessica: Mais de cem candidaturas apresentadas ao Jessica Portugal

:: Fundo Jessica: Mais de cem candidaturas apresentadas ao Jessica Portugal ::

Mais de 100 candidaturas foram apresentadas aos três fundos de desenvolvimento urbano da iniciativa Jessica Portugal, que visa apoiar projetos de reabilitação urbana, anunciou hoje o ministério da Economia.

"Os três fundos de desenvolvimento urbano da iniciativa Jessica Portugal receberam, nos últimos meses, 113 projetos de reabilitação urbana e dinamização económica, num montante global de investimento que ascende a 611 milhões de euros", refere a tutela num comunicado hoje divulgado.

O Jessica (Joint European Support for Sustainable Investment in City Areas), lançado pela Comissão Europeia, Banco Europeu de Investimento e Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, visa apoiar os Estados membros no financiamento de projetos de reabilitação urbana.

Em Portugal, o Fundo Jessica disponibiliza 130 milhões de euros, tendo uma capacidade de investimento direto de 335 milhões de euros.

A nota hoje divulgada refere que das 113 candidaturas apresentadas, 73 são da região Norte, "num investimento que ascende a 421 milhões de euros", 24 da região de Lisboa, "um investimento próximo dos 115 milhões de euros".

A Fundação Eugénio de Almeida (FEA), de Évora, foi a primeira instituição em Portugal a beneficiar desta iniciativa europeia. Na quarta-feira será celebrado o segundo contrato de financiamento ao abrigo do Jessica Portugal, para a recuperação da Ala Nascente da Praça do Comércio, em Lisboa.

Os acordos são assinados pelas entidades gestoras dos projetos de regeneração: Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), os bancos Caixa Geral de Depósitos (CGD) e BPI e o Turismo de Portugal.

O BPI opera nas regiões Norte e Alentejo, a CGD/IHRU é o consórcio responsável nas regiões Centro e também pelo Programa Operacional de Valorização do Território (POVT) - Norte, Centro e Alentejo, enquanto o Turismo de Portugal opera nas regiões de Lisboa e Algarve.

Os 130 milhões de euros ficam à disposição de promotores e agentes ligados a áreas como transportes, energia, turismo, comércio e investigação.

Em 2008, a adoção do Jessica Portugal teve como co-signatários o Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, o Ministério das Finanças e o Ministério da Economia e da Inovação.

Fonte: OJE
.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget