quarta-feira, 20 de junho de 2012

Estudo piloto diminui custos e impacto ambiental na indústria do plástico

:: Estudo piloto diminui custos e impacto ambiental na indústria do plástico ::

Escadarias, passadiços, barragens e estruturas de estações de comboio e metro são alguns dos equipamentos e infra-estruturas onde se regista um aumento da utilização dos perfis pultrudidos. Trata-se de um material feito à base de plástico, reforçado com fibra de vidro, e que substitui o aço, o alumínio ou a madeira, produtos mais facilmente corrosivos.

Com base no crescimento desta indústria, um grupo de investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desenvolveu o projecto «Pultreficaz», que teve como principal objectivo apoiar uma empresa do Norte, a Alto, a optimizar os recursos energéticos, habitualmente consumidos no processo de fabrico dos materiais. Por outro lado, procurou-se encontrar novas soluções para os resíduos resultantes da produção. Em termos económicos, este projecto contribuiu para uma melhor eficiência na produção de perfis pultrudidos, nomeadamente uma redução de 57 por cento no consumo de energia. Além disso, através do corte e moagem dos resíduos, foi possível incorporá-los em argamassas que garantem uma utilização segura e um aproveitamento vantajoso dos mesmos, minimizando o impacto económico e ambiental.

Este reaproveitamento dos resíduos como nova matéria-prima evita, ainda, o pagamento das respectivas taxas para depósito dos resíduos no aterro.

"O facto de termos conseguido vantagens do ponto de vista económico e ambiental permite-nos encarar novos desafios do mercado, nomeadamente ao nível da competitividade", realça Mário Alvim de Castro, proprietário da Alto.

Para o ISEP e para a FEUP, este estudo "permitiu criar um modelo de actuação que pode, no futuro, ser utilizado noutras empresas ou indústrias do sector", explica, por seu lado, Ana Meira Castro, docente e investigadora do ISEP. Este é um estudo piloto que permite diminuir custos de produção e reduzir o seu impacto ambiental numa empresa de perfis de plásticos com fibra de vidro.

Fonte: CiênciaH
.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget