segunda-feira, 14 de maio de 2012

CIM do Baixo Mondego vai apoiar quem queira investir num negócio

:: CIM do Baixo Mondego vai apoiar quem queira investir num negócio ::

“Há encruzilhadas em que as pessoas precisam de alterar os seus modelos de vida para acrescentarem alguma coisa aos seus rendimentos", afirma Jorge Bento.

A criação de um negócio, por exemplo, poderá ser a solução, mas o Estado atrapalha muito. Ninguém sabe muito bem onde se dirigir. Se através deste projeto conseguirmos simplificar a teia burocrática, ganharemos a aposta do empreendedorismo”. Foi desta forma que o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM), Jorge Bento, deu início ao lançamento do projeto “Operação Imaterial de Promoção do Empreendedorismo no Baixo Mondego”.

Ao longo dos próximos dezoito meses, a CIM-BM, juntamente com uma rede de parceiros, vai desenvolver atividades de sensibilização, criação, capacitação e acompanhamento de uma rede de suporte ao empreendedor.

A criação da Rede de parceiros teve início recentemente e assinala o pontapé de saída do programa. Para além dos dez municípios que constituem a CIM-BM, pertencem à Rede, a ADELO (Associação para o Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego), a AES (Associação Empresarial de Soure), a IEBA (Iniciativas Empresarias Aguieira), a Incubadora de Empresas da Figueira da Foz e o ISCAC (Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra).

Para já, partindo de imediato para a ação, no mês de Maio, começam a ser capacitados os Gabinetes de Apoio ao Empreendedor (GAE´s) em cada uma das Câmaras Municipais. Estes GAE´s funcionarão como front office: Acolhem, fazem a triagem e encaminham os empreendedores para os serviços locais ou regionais competentes, que também serão preparados em simultâneo, de modo a que a rede funcione como sistema bem definido e funcional para os utentes. Se tudo correr dentro dos prazos estabelecidos, estarão operacionais a partir do início do próximo mês de Junho.

Paralelamente, estão previstas seis grandes ações que vão balizar o projeto. Assim, prevê-se a criação de um site de Internet e a edição de um boletim semestral. Noutro âmbito, será desenvolvido um programa de empreendedorismo nas escolas, visando a aproximação dos alunos ao mundo empresarial. A terceira iniciativa compreende um conjunto de ações de sensibilização, em forma de ciclos locais, e a elaboração do Manual de Apoio ao Empreendedor.

Um Concurso de Ideias, Formação Técnica para empreendedores e Acompanhamento Especializado para quem queira abrir um negócio, completam as ações que vão dar corpo à Operação Imaterial de Promoção do Empreendedorismo no Baixo Mondego.

Recorde-se que esta iniciativa resulta de uma candidatura aprovada no âmbito do programa Mais Centro, no valor de 282 mil euros. Com uma comparticipação comunitária de FEDER na ordem dos 80%, o projeto de Empreendedorismo conta com as parcerias do Instituto de Emprego e Formação Profissional e do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação.

A CIM-BM congrega dez municípios: Mealhada, Mortágua, Penacova, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mira, Montemor-o-Velho e Soure.

Fonte: Jornal da Mealhada
.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget