quinta-feira, 31 de maio de 2012

Portugal investe pouco em inovação e vai falhar metas europeias de I&D

:: Portugal investe pouco em inovação e vai falhar metas europeias de I&D ::

O investimento de Portugal em investigação e desenvolvimento (I&D) continua "significativamente abaixo" da média europeia e é improvável que o país cumpra as metas da estratégia Europa 2020, declarou esta quarta-feira a Comissão Europeia.

Nas suas recomendações de política económica a Portugal, Bruxelas nota que o investimento português em I&D atingiu 1,59 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010. O objectivo para 2020 era elevar este valor para 3 por cento do PIB; no entanto, "esta meta poderá ser difícil de alcançar, tendo em conta o processo de consolidação orçamental e desendividamento da economia em curso".

A Comissão nota ainda que o investimento na inovação em Portugal está muito ligado ao sector público: 43,7 por cento do total de I&D é levado a cabo pelo Estado, contra uma média europeia de 33,9 por cento. Perante as dificuldades orçamentais, este peso do Estado torna mais difícil reforçar o investimento em I&D.

Entre os problemas identificados pela Comissão está um "desajustamento parcial entre as necessidades da economia e as qualificações universitárias". Outro entrave ao I&D é "uma reduzida capacidade de absorção de conhecimento pelas empresas, que reflecte o peso reduzido dos sectores que dependem de investigação" na economia portuguesa.

A Comissão Europeia apresentou em Bruxelas as suas recomendações anuais de política económica para cada um dos 27 países da União. Estas recomendações, parte do processo do chamado "semestre europeu", incorporam dados dos programas de estabilidade ou convergência enviados por cada estado-membro.

No caso de Portugal, que está sob um programa da 'troika' (tal como acontece com a Grécia e a Irlanda), as recomendações da Comissão estão subordinadas ao que já foi definido no memorando de entendimento. Pelo mesmo motivo, Portugal não foi incluído na análise macroeconómica que a Comissão fez hoje às 12 economias europeias consideradas mais instáveis.

Fonte: Correio da Manhã

Para uma análise mais aprofundada consulte aqui os estudos:

“INOVAÇÃO E INVESTIGAÇÃO EMPRESARIAL INCLUINDO TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO EM PORTUGAL"

“DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL EM PORTUGAL: UMA ABORDAGEM INTEGRADA"


.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget