quarta-feira, 16 de maio de 2012

InovGrid – uma plataforma de que é impossível fugir no futuro

:: InovGrid – uma plataforma de que é impossível fugir no futuro ::

Este projeto da EDP Distribuição é uma plataforma de entendimento cujo principal objetivo é desenvolver as tecnologias das redes e dos contadores inteligentes de eletricidade.

Impulsionado pela saída do Decreto-lei n.º 363/2007 relativo à microprodução, este projeto da EDP Distribuição é uma plataforma de entendimento cujo principal objetivo é desenvolver as tecnologias das redes e dos contadores inteligentes de eletricidade.

Enquadramento
Os fatores macroeconómicos que influenciam o desenvolvimento do sector elétrico, nomeadamente a necessidade de otimização energética, o peso crescente de fontes de energia renováveis e de produção descentralizada e o empowerement do consumidor, têm motivado a nível mundial as companhias de eletricidade e seus parceiros a investir em projetos de smart metering e smart grids.

O futuro do planeta depende da nossa capacidade de mudança para padrões de vida mais sustentáveis e que consumam menos recursos. Precisamos de um mundo novo, em que as energias mais limpas são geridas de uma maneira inteligente. A necessidade de novos modelos de geração de energia e de maior fiabilidade e qualidade do fornecimento está a mudar a forma como os clientes interagem com as redes elétricas. E a eficiência traz consigo benefícios para todos.

Para responder a esta nova era da energia, a EDP Distribuição lançou o InovGrid.

Consórcio

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos ao I&DT, o projeto envolve um investimento total de 6.057 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 3.525 mil euros. O InovGrid está a ser desenvolvido pela EDP Distribuição, com o apoio de parceiros nacionais de produção industrial, de tecnologia e de investigação: a EDP Inovação, o INESC Porto, EFACEC, a LOGICA e a JANZ/CONTAR.

 Âmbito

InovGrid é um apoio à microprodução

Trata-se de um sistema elétrico de distribuição inteligente, centrado na telegestão da energia, que revoluciona as redes e a sua forma de interação com os consumidores/produtores.

Este projeto de transformação será consubstanciado numa renovação tecnológica e adequação organizativa da operação da rede de distribuição e da relação com os restantes “stakeholders”, suportada numa infraestrutura que dará resposta às necessidades decorrentes da eficiência energética, telegestão, produção distribuída e microgeração, e assumirá o controlo ativo e inteligente da rede. Está associado à instalação de equipamento de medida por telecontagem e à implementação progressiva da microgeração.

Deste modo, a rede de distribuição ficará preparada para dar resposta aos objetivos traçados aos níveis europeu e nacional, quer em termos de promoção da utilização racional de energia, quer no que concerne à crescente introdução das energias renováveis, assim como aos desafios relacionados com a mobilidade elétrica, mantendo, simultaneamente, os compromissos assumidos relativamente à qualidade do serviço.

Objectivos


  • dotar a rede elétrica de informação e de equipamentos capazes de automatizar a gestão das redes, 
  • melhorar a qualidade de serviço, 
  • diminuir os custos de operação, 
  • promover a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental, potenciar a penetração das energias renováveis e do veículo eléctrico.


Resultados

Vai ser possível controlar e gerir ao momento o estado de toda a rede de distribuição de eletricidade diminuindo significativamente o tempo de duração de eventuais interrupções de serviço. Isto vai permitir que os comercializadores e empresas de serviços energéticos disponibilizem, sobre esta plataforma tecnológica, informação, produtos e serviços energéticos de valor acrescentado para os consumidores.

A rede inteligente de energia faz de Portugal um país mais eficiente e sustentável, pela otimização dos sistemas de energia, pela redução das emissões de CO2 e pela menor utilização de recursos fósseis. Aliás, este projeto coloca Portugal e a EDP na vanguarda da Europa, em matéria de inovação tecnológica e da abrangência de serviços.

Curiosidades | Prémios

Projeto InovGrid ganha prémio Utility of the Year Award 2012

No dia 26 janeiro, a EDP com o projeto InovGrid foi galardoada com o prémio “Utility of the year Award 2012”, numa cerimónia que decorreu em Londres, no âmbito dos “European Smart Metering Awards 2012” e integrados na Conferência “Smart Metering UK & Europe Summit 2012”.

Nomeado para duas das categorias, o júri, composto por um conjunto internacional de peritos independentes, que incluía entre outros a Rede Elétrica de Espanha, Vattenfall, Consumer Focus, Fortum e a Enexis atribuiu pela primeira vez, o galardão “Utility of the year Award 2012” à EDP Distribuição, com base na contribuição e no impacto que o Projeto InovGrid tem na temática das redes inteligentes, eficiência energética e na sua orientação para o Cliente, concorrendo com empresas como a British Gas, Endesa ou Scotish Power.

Este prémio é mais um reconhecimento do estatuto inovador que o InovGrid representa, bem revelador das expectativas que toda a comunidade internacional tem no desenvolvimento e alargamento do InovGrid, que se segue à sua seleção, em Maio de 2011, como case study pela Eurelectric e Comissão Europeia/ JRC.

Fonte: POFC
.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget