quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ministro da Economia reitera apelo à reindustrialização do País

:: Ministro da Economia reitera apelo à reindustrialização do País ::

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, disse hoje ser necessário desenvolver uma agenda de reindustrialização de Portugal, acompanhada de uma diminuição da burocracia para que a economia do país possa crescer.

"É fundamental acreditar nas reformas estruturais que estão no terreno, apostar numa agenda de reindustrialização, diminuir a burocracia, facilitar a vida dos nossos empresários e, obviamente, precisamos de qualificar os nossos recursos humanos", afirmou o governante à Lusa após uma visita à fábrica da Bosch em Cacia, Aveiro.

Durante a visita às instalações da empresa de origem alemã, que emprega mais de 3.800 pessoas em Portugal, Álvaro Santos Pereira, que estava acompanhado pelo seu homólogo alemão, cumprimentou vários funcionários e questionou com curiosidade os responsáveis da Bosch sobre os procedimentos empreendidos no local.

O ministro da Economia e do Emprego admitiu acreditar que as reformas estruturais vão ter "um impacto muito significativo" na economia nacional, sem conseguir precisar um prazo para que tal aconteça, mas esperando que seja "o mais rapidamente possível".

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, anunciou hoje que apresentará em Junho um novo regulamento específico para a formação profissional, que deverá abranger cerca de 30 mil jovens em 2012.

O anúncio, de acordo com uma nota enviada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), foi feito durante a visita do ministro da Economia e da Tecnologia da Alemanha a Portugal.

"A intenção do Governo é que, para o próximo ano, 30 mil dos nossos jovens já estejam envolvidos no sistema de aprendizagem em que estão a estudar ao mesmo tempo que trabalham, de forma a aumentar as suas qualificações", afirmou Álvaro Santos Pereira aos jornalistas após o anúncio ter sido feito.

Em relação ao anúncio hoje feito, Álvaro Santos Pereira acrescentou que há situações de reforços de novos cursos, enquanto outros cursos, já existentes, vão poder abrir novas vagas.

O ministro alemão da Economia, Philipp Rosler, por seu lado, disse que um dos objectivos da sua visita a Portugal é o apoio no domínio da formação profissional, iniciando-se já na semana que vem um projecto que consiste na deslocação de jovens inseridos no sistema de formação profissional para a Alemanha, de modo a que aprofundem a sua aprendizagem.

Fonte: Jornal de Negócios
.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget