segunda-feira, 14 de maio de 2012

Programa estratégico de empreendedorismo atrai mais de 4000 candidaturas

:: Programa estratégico de empreendedorismo atrai mais de 4000 candidaturas ::

Já foram apresentados alguns resultados das primeiras medidas lançadas no âmbito do Programa Estratégico +E, +I (Mais Empreendedorismo, Mais Inovação), criado em Dezembro de 2011. De acordo com a informação avançada pelo secretário de Estado da Inovação, Carlos Trindade, mais de 4000 candidaturas foram já recepcionadas no âmbito deste programa.

Com um pacote financeiro global de incentivo à inovação de 300 milhões de euros, destaque para a inovação produtiva, com um pacote de 180 milhões de euros. O incentivo a projectos individuais recebe 39,5 milhões de euros, enquanto o incentivo a projectos individuais de I&DT tem 28,8 milhões de euros, e o empreendedorismo qualificado, com 25,7 milhões de euros. Para incentivar a empresas a integrar programas internacionais de I&DT estão vocacionados 5 milhões de euros.

Outras das medidas que estão em cima da mesa, mas só em Junho ficará concluída, passa pela reforma de capital de risco público, nomeadamente a fusão dos 3 operadores actuais: InovCapital, Turismo Capital e AICEP Capital Global.

Em curso estão ainda iniciativas com vista à promoção de uma cultura de empreendedorismo desde os níveis de ensino básico, como a Iniciativa Inova, e o programa Pense Indústria, além do reforço do estímulo ao empreendedorismo de base local - Empreender no Território.

No capítulo das próximas iniciativas é de salientar a promoção da ligação das universidades e centros tecnológicos às empresas, através de iniciativas junto de investigadores e aproveitando o potencial das Parcerias Internacionais e da rede UTEN na capacitação empresarial. Neste mesmo pacote está a identificação de áreas temáticas de investigação, orientadas para as necessidades das empresas e a criação de programas concertados; a criação de uma bolsa de empresários e empreendedores de sucesso que ajudam os mais novos empreendedores; e o novo enquadramento e orientação dos Pólos de Competitividade e Internacionalização, para a internacionalização e valorização dos resultados.

Fonte: Ambiente Online
.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget