sexta-feira, 11 de maio de 2012

Exportações "pagam" 81% das importações

:: Exportações "pagam" 81% das importações ::

A taxa de cobertura (percentagem das importações "paga" pelas exportações) de bens para Portugal atingiu os 81% no primeiro trimestre deste ano, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Este é um valor mais de dez pontos percentuais superior ao que se registava no mesmo período de 2011; a melhoria da taxa de cobertura resulta tanto do crescimento das exportações (aumentaram 11,6%) como da redução nas importações (diminuíram 3,3%).

Segundo as estatísticas do INE para o comércio internacional de bens, entre 2004 e 2010 a taxa de cobertura esteve sempre abaixo dos 65% - ou seja, as exportações portuguesas só "pagavam" menos de dois terços dos bens importados. Em 2011, contudo, a taxa de cobertura já chegou aos 73%.

A melhoria da taxa de cobertura nos primeiros três meses do ano ocorreu tanto a nível do comércio com o resto da União Europeia como no extracomunitário.

No caso do comércio com o resto do mundo, a taxa de cobertura está nos 77,5%; no entanto, excluindo combustíveis e lubrificantes, a taxa de cobertura com o resto do mundo já estaria nos 148,8%. Todos estes dados referem-se a valores nominais (isto é, não estão corrigidos para a inflação ou para efeitos cambiais). O contributo do comércio internacional é considerado vital pelo Governo para o crescimento da economia nos próximos anos. Para 2012, o Executivo espera que as exportações portuguesas de bens e serviços cresçam 3,4% (em volume, não em termos nominais).

Fonte: Dinheiro Vivo
.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget