segunda-feira, 7 de maio de 2012

QREN: CERCA DE MIL EMPRESAS CANDIDATAS A APOIOS À INTERNACIONALIZAÇÃO

:: QREN: CERCA DE MIL EMPRESAS CANDIDATAS A APOIOS À INTERNACIONALIZAÇÃO ::

No concurso lançado para apoiar projetos de internacionalização de empresas portuguesas foram recebidas «quase mil candidaturas, com um investimento associado superior a 320 milhões de euros», afirmou o Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques. Estas declarações foram feitas no encerramento do seminário intitulado «Os Mercados Estratégicos para os Vinhos Portugueses», em Braga.

Acrescentando que «no QREN, os concursos de incentivos às empresas encerrados em Abril confirmaram-nos a vocação exportadora das nossas empresas e a sua disposição em reforçar a sua presença nos mercados internacionais», o Secretário de Estado afirmou ainda que «o montante de incentivo do QREN solicitado neste concurso praticamente triplicou, face ao orçamento disponibilizado».

Segundo António Almeida Henriques, o volume de apoios cifrou-se num valor «superior a 100 milhões de euros». Sublinhando também os projetos de «novos exportadores», o Secretário de Estado afirmou que «170 empresas querem investir 250 milhões de euros em inovação que as qualifique para iniciarem a sua internacionalização».

«Estes são sinais encorajadores, que atestam a resiliência da força produtiva nacional e a vocação de internacionalização da nossa economia», e o Governo tem, igualmente, uma política «clara» neste campo. Nesta medida, são «alvos prioritários»: a Europa «numa ótica de consolidação, o Mercosul e os países lusófonos «numa ótica de crescimento», bem como mercados emergentes de grande potencial, como a China e a Rússia «numa ótica de exploração».

Referindo que «a linha PME Crescimento dedica 1/3 do seu orçamento exclusivamente a empresas exportadoras», o que equivale a 500 milhões de euros de um total de 1500 milhões de euros, António Almeida Henriques concluiu: «a linha de seguros de crédito para os países da OCDE com garantia do Estado ascende a 1000 milhões de euros» e o Governo «reforçou as linhas OCDE com 400 milhões de euros».

Fonte: Governo de Portugal
.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget