quinta-feira, 31 de maio de 2012

ISEP e Critical Software testam maior experiência europeia de redes de sensores sem fios em contexto real

:: ISEP e Critical Software testam maior experiência europeia de redes de sensores sem fios em contexto real ::

O Instituto Superior de Engenharia do Porto e a empresa Critical Software apresentaram hoje um projeto-piloto de I&D que, pela primeira vez na Europa em contexto real, recorre a tecnologia sem fios para monitorizar condições ambientais como temperatura e humidade.

A nova tecnologia foi testada no edifício do Sanjotec - Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira, que, funcionando hoje como montra do próprio projeto EMMON - Embedded MONitoring, esteve para o efeito equipado com cerca de 400 dispositivos de monitorização, cada um dos quais dotado de três sensores.

Para Mário Alves, investigador do ISEP, está em causa o conceito de "computação ubíqua" que é a grande tendência de futuro. "Dito por outras palavras, isto quer dizer que, tal como os nossos carros, micro-ondas e outros aparelhos que temos em casa funcionam com computadores que nós não vemos", explica, "o caminho a seguir é no sentido da integração e da comunicação entre todos esses dispositivos, para criação de espaços mais inteligentes".

A rede de sensores wireless instalada no edifício da Sanjotec representa, nesse contexto, "a primeira experiência do género realizada em tão grande escala a nível europeu, no ambiente real de um espaço físico em pleno funcionamento". Délio Almeida, coordenador do projeto na Critical Software, realça que a vantagem prática das redes EMMON é permitirem a avaliação de diferentes parâmetros num determinado espaço geográfico, sem obrigarem à realização de obras como as necessárias para instalação de cabos. Essa redução ao nível dos custos financeiros com a instalação e manutenção da rede aumenta, por sua vez, a eficiência energética dos edifícios.

"Isto é algo novo e inovador porque, ao prescindirem de uma ligação à rede elétrica e ao dispensarem até cablagem, estes dispositivos revelam-se de baixo custo e muito mais sustentáveis", observa esse responsável. "Os sensores são de fixação fácil e isso também traz benefícios ao nível da gestão corrente em universidades, empresas e escritórios".

Mário Alves adianta que, além da monitorização de critérios como os da temperatura-ambiente, a humidade do ar e a luminosidade em edifícios públicos, o projeto EMMON revela-se também "adequado a outros cenários", podendo medir valores como os da poluição sonora e atmosférica, os níveis de emissão de gases perigosos como o ozono e o metano, e a qualidade da água em rios e barragens.

"Estamos a tentar otimizar a qualidade de vida das pessoas", defende o investigador do ISEP, "e, ao mesmo tempo, queremos fazê-lo com a garantia de que isso representa também uma redução na fatura dos custos energéticos com edifícios".

Mário Alves admite que a nova tecnologia ainda não tem um mercado definido, "porque o projeto foi orientado para o desenvolvimento de ferramentas técnicas com aplicação em novas áreas e ainda há que proceder a um certo refinamento do produto em termos estéticos e da sua difusão comercial", mas adianta que há já vários domínios em que as redes de sensores sem fios se revelam cheios de potencial.

"É o caso da modernização de edifícios antigos", revela o investigador. "Num imóvel construído de raiz não há o problema das redes, porque tudo pode ser instalado de origem, mas em monumentos e outros exemplos de Património esta é uma boa solução, que pode evitar tragédias como a da Ponte de Entre-os-Rios sem provocar estragos na arquitetura original dos edifícios".

A génese do projeto EMMON cabe ao ISEP e à Critical Software, mas envolve um total de nove parceiros ligados à Investigação I&D, em representação de seis países: Portugal, Espanha, Irlanda, Grécia, Itália e Reino Unido.

Fonte: Porto Canal
.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget