quarta-feira, 16 de maio de 2012

QREN: Corrida às verbas do QREN 'quase triplicou o orçamento'

:: QREN: Corrida às verbas do QREN 'quase triplicou o orçamento' ::

O secretário de Estado adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, Almeida Henriques, anunciou hoje que o montante solicitado pelas empresas de incentivo do QREN «quase triplicou o orçamento», impondo uma escolha selectiva dos projectos. A revelação foi feita por Almeida Heriques na conferência 'Internacionalizar para crescer' realizada nas Caves Aliança, Sangalhos, e promovida conjuntamente pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e pela Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), que marcou o arranque do Programa de Apoio à Decisão Empresarial (PADECip).

Segundo divulgou o secretário de Estado, os concursos de incentivos às empresas do QREN, encerrados em Abril, «confirmaram a vocação exportadora das empresas portuguesas e também a predisposição em reforçarem a sua presença» nos mercados internacionais.

«O montante de incentivo do QREN solicitado quase triplicou o orçamento disponibilizado, que nos vai criar dificuldade de análise e procurar escolher os melhores projectos», comentou, adiantando que no concurso destinado a apoiar projectos de internacionalização das empresas foram recebidas quase mil candidaturas, com um investimento associado superior a 320 milhões de euros e um volume de apoios candidatados superior a 100 milhões de euros.

No concurso para apoiar projectos de inovação produtiva, a pensar em mercados externos, foram recebidas candidaturas de 339 empresas, num volume de investimento que ascende a quase mil milhões de euros, e no que toca a novos exportadores, 170 empresas querem investir 250 milhões em inovação que as qualifique para iniciarem a sua internacionalização

Num caso como noutro, o incentivo global solicitado mais do que duplica o montante colocado a concurso aproximando-se dos 280 milhões, de acordo com os dados que avançou.

«Com a situação da economia nacional e o risco de recessão na Europa, tem de haver uma aposta na internacionalização de forma estratégica, que passa pelo apoio às exportações e pela captação de investimento, que também é uma vertente crítica para o nosso desenvolvimento. Por isso reforçámos a coordenação das políticas económicas e da diplomacia, numa reforma que não é de milhões, mas de atitude», afirmou, apelando ainda às empresas já instaladas nos mercados externos que sirvam de lançamento para outras empresas portuguesas que se querem internacionalizar.

Fonte: Sol
.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget